segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mc 5.25-34 Viva com Santa Expectativa

Este texto da mulher hemorrágica nos mostra que ela passou por vários estágios de sua fé:

1. Fé de "ouvir falar" – 5.27 Esta é uma fé que brota quando algo é narrado acerca de Deus e de sua obra. Não existe nenhum contacto pessoal e nem mesmo aproximação. No entanto, se crê. Deus ainda é apenas uma possibilidade, um comentário, nada mais.

2. Fé experiencial – Nesta fase, algo aconteceu... Esta fé se dá quando a mulher é tocada. Agora Deus não é mais uma idéia, algo abstrato, mas concreto, vivido, vivenciado. Esta mulher foi curada, ela é "...cônscia do que nela se operara" (5.33). Não conhece Deus mais de ouvir falar, mas porque ele fez algo na sua vida. Neste ponto, Deus deixa de ser uma experiência de segunda mão.

3. Fé integral – Demonstrada quando "se prostra diante de Jesus” (Mc 5.33). Para um judeu, prostrar-se diante de outra pessoa era profundamente sério. Eles aprenderam a vida inteira que "só ao Senhor adoraras, e só a ele darás culto". Ao se prostrar, ela o faz em adoração, atitude esta devida apenas a Deus. No entanto, ela demonstra o reconhecimento de que se encontra diante de algo e alguém especial. Este nível de fé é corajoso e público. Neste momento Deus não é apenas alguém que faz algo, mas alguém a quem é necessário adorar.

Agora, sem dúvida alguma, o que mais distingue esta mulher e a torna especial, é o fato de que sua relação com Deus possui intencionalidade, expectativa.
Deixe-me fazer algumas perguntas para sua avaliação na relação com Deus:
 Você vem a igreja para assistir ou participar do culto? Quem assiste, vê o que acontece, pode até apreciar a música, o ritual, a liturgia, a mensagem, mas aquilo se parece mais uma apresentação...
 Na sua experiência com Deus: suas orações possuem objetividade ou são meras fórmulas e repetições? Isto se dá tanto no universo católico, quanto no protestante. Criticamos aqueles por causa de suas rezas, que julgamos meras repetições, mas será que nossa oração não é apenas uma repetição de frases de efeitos que ouvimos ou decoramos e que as balbuciamos?
 Ao abrir a Bíblia para ler, você busca uma palavra de Deus para sua vida, ou lê apenas como um hábito, ou como quem busca informações? Você tem lido a Bíblia devocionalmente? Procurando ouvir a Palavra de Deus para seu coração?

Eis algumas diferenças entre o expectador e aquele que tem expectativa:

Expectador O que tem expectativa
Apenas observa Aguarda algo de Deus
Mantem-se distante Aproxima-se
Comprime, aperta (indiferenciado) Toca (pessoal)- direto, objetivo
Oba-oba (vai com a multidão) Envolve-se
Desatento, displicente Tem percepção de sobrenaturalidade
Distraído Objetivo

O que torna esta mulher distinta de outras pessoas é sua objetividade e intencionalidade quando se trata das coisas de Deus. Sempre existiram curiosos ao redor de Jesus, mas poucas pessoas possuíam intencionalidade como esta mulher demonstra.

Algumas lições podem ser extraídas desta experiência Bíblica:
1. Jesus não satisfaz a curiosos, mas é atento a quem possui santa expectativa – Os discípulos estranham a afirmação de Jesus: “Quem me tocou?”. Eles dizem: “Vês que a multidão te aperta e dizes: quem me tocou?” (Mc 5.31). mas Jesus tinha claro discernimento da diferença entre ser tocado por curiosidade, e ser tocado por gente sedenta.
Por esta razão, não é incomum vermos pessoas aparentemente distantes de Jesus, tendo cura para suas vidas, e outras, tão perto, sem nunca experimentar do seu poder.

2. Jesus para todos seus projetos para atender pessoas com expectativa – O texto é dramático, porque Jairo se aproximara de Jesus para resolver a situação de emergência da saúde de sua filha, e agora Jesus está querendo identificar uma pessoa anônima no meio da multidão? Já pararam para pensar na lógica de Jairo? Já que está a tanto tempo nesta situação, pode experimentar um pouco mais, existe uma situação de urgência que precisa ser considerada...
3. quem tem santa expectativa encontra bem mais que cura temporal – encontra salvação.
a. Jesus não quer que seu toque gere apenas bençãos temporais
b. Jesus gera na mulher, uma atitude de adoração – “prostrou-se”. Isto é bem mais que ser curada. É encontrar sentido no seu salvador. Jesus fez a mesma coisa com o cego de nascença, quando posteriormente o reencontrou e perguntou-lhe: “Crês tu no Filho do Homem”, e ele, demonstrando absoluta ignorância da pessoa de Cristo afirmou: “Quem é, Senhor, para que eu nele creia?” e Jesus lhe respondeu: “Eu que falo contigo!”.
c. Jesus deseja que aqueles que receberam bençãos materiais, assumam compromissos e atitudes públicas, sérias e corajosas. Benção material, sem o encontro com o salvador, é muito pouco. A benção que você recebe hoje é temporal, você pode até encontrar a cura hoje, mas morrerá de outra doença amanhã. Jesus quer dar um propósito, dando-lhe a vida eterna.

Conclusão:Saímos da fé intuitiva, da fé experimental, que só busca a benção e o milagre, e somos convidados a uma fé de adorador. Já tínhamos o milagre, agora temos o autor do milagre; já tínhamos a benção do Senhor, agora temos o Senhor das bençãos.
Culto matutino
Dia 25 Setembro, 2011
Igreja Central de Anapolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário